logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Deputadas denunciam racismo em revista no Aeroporto de Guarulhos: discriminação no processo de segurança.

COMPARTILHE

Na última quarta-feira, dia 4 de abril, três deputadas estaduais de São Paulo fizeram uma denúncia de racismo em um episódio ocorrido no Aeroporto Internacional de Guarulhos. As parlamentares Mônica Seixas, Erica Malunguinho e Leci Brandão relataram terem sido vítimas de preconceito racial ao serem abordadas por agentes de segurança da revista no aeroporto.

As deputadas, que são mulheres negras e fazem parte do coletivo quilombola, afirmaram que foram tratadas de maneira diferenciada e discriminatória durante a revista de segurança. Segundo elas, os agentes foram rudes e desrespeitosos, enquanto pessoas brancas ao redor não foram submetidas ao mesmo tipo de abordagem.

O caso gerou revolta e indignação nas parlamentares, que resolveram compartilhar a experiência nas redes sociais. Elas destacaram a importância de denunciar esse tipo de episódio de discriminação racial, mesmo quando ocorre com pessoas públicas ou em espaços considerados seguros.

A denúncia das deputadas repercutiu nas redes sociais e na imprensa, levantando o debate sobre a persistência do racismo estrutural no Brasil. Muitos usuários demonstraram solidariedade às três parlamentares e repudiaram a conduta dos agentes de segurança no aeroporto.

Os relatos das deputadas chamaram a atenção para a necessidade de combater o racismo em todas as esferas da sociedade, inclusive em locais públicos como aeroportos. A discriminação racial é um problema grave que afeta milhões de pessoas no país e é preciso adotar medidas efetivas para combatê-la.

Diante do ocorrido, as deputadas informaram que irão formalizar a denúncia às autoridades competentes e cobrar providências em relação ao caso de racismo no Aeroporto Internacional de Guarulhos. Elas esperam que a situação seja apurada e que os responsáveis sejam responsabilizados pelos seus atos, a fim de evitar que episódios semelhantes voltem a ocorrer no futuro.

Com informações da EBC
Fotos: / EBC

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade