A Defesa Civil emitiu uma mensagem de teste para 11 cidades, marcando o início dos testes do sistema de alerta contra desastres provocados por eventos climáticos. A primeira mensagem foi transmitida no Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), em Brasília, com a intenção de salvar vidas e proteger o patrimônio das pessoas.
Os testes envolveram onze cidades em sete estados diferentes, com mensagens sendo enviadas a cada cinco minutos. O texto da mensagem alertava para a situação de emergência, chamando atenção para a importância do novo sistema de alerta de emergência. O objetivo dos testes é dinamizar a atuação do poder público e preparar a sociedade para lidar com situações de risco.
O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, destacou a relevância do sistema de alerta na etapa de preparação, enfatizando sua importância para salvar vidas e proteger as pessoas em situações de crise. Os alertas serão classificados como extremos, para urgência imediata, ou severos, para urgência esperada, de acordo com a Classificação e Codificação Brasileira de Desastres (Cobrade).
A população receberá os alertas automaticamente em seus celulares, sem a necessidade de cadastro prévio, por meio das tecnologias 4G ou 5G. As mensagens serão exibidas na tela dos dispositivos, mesmo que estejam no modo silencioso, garantindo que as pessoas estejam cientes e possam se proteger adequadamente.
Além disso, as mensagens incluirão orientações para a população sobre como agir em situações de risco, complementando outras ações necessárias, como a elaboração de planos de contingência e o treinamento da população para lidar com crises. O objetivo é garantir que as pessoas saibam o que fazer e para onde devem ir em caso de emergência, preparando-as para lidar com diferentes situações de risco.
Com informações da EBC
Fotos: © Rafa Neddermeyer/Agência Brasil / EBC