logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Defesa Civil alerta para chuvas intensas no RS ao longo da próxima semana

COMPARTILHE

A Defesa Civil do estado do Rio Grande do Sul emitiu um alerta no último domingo (9) sobre a possibilidade de ocorrerem novas chuvas na região entre os dias 14 e 17 deste mês. Esse aviso tem como base o monitoramento realizado tanto pela Defesa Civil quanto pela Sala de Situação do estado, que estão acompanhando de perto o avanço de uma frente fria.

Conforme as projeções feitas no domingo pela Sala de Situação, estima-se que os volumes de chuva acumulados nesse período de 14 a 17 de junho variem de 50 a 120 milímetros nas regiões das Missões, centro e noroeste do estado gaúcho. Já em áreas como Porto Alegre, região metropolitana, Vales e Serra, a previsão é de volumes menores, situando-se entre 45 e 75 mm.

A Defesa Civil ressaltou a persistência de um bloqueio atmosférico no Brasil central, o qual tende a manter frentes frias e instabilidades agindo sobre o sul do país. Diante desse cenário, a Sala de Situação do Estado continuará monitorando e atualizando as condições hidrometeorológicas para o referido período, a fim de garantir a segurança da população.

Além disso, é importante destacar que o estado do Rio Grande do Sul já enfrentou graves consequências em decorrência das chuvas recentes, inclusive com o aumento no número de óbitos e prejuízos materiais em diversas regiões. Portanto, a orientação é que a população esteja atenta e siga as recomendações das autoridades locais para minimizar os impactos desses eventos climáticos adversos.

Com informações da EBC
Fotos: © Rafa Neddermeyer/Agência Brasil / EBC

0

LIKE NA MATÉRIA