logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Defensoria Pública pede combate urgente aos incêndios em terras indígenas no MT.

COMPARTILHE

A Defensoria Pública da União (DPU) está agindo em prol da proteção das terras indígenas localizadas no estado do Mato Grosso diante dos incêndios florestais que estão devastando a região. Em um ofício enviado ao Comitê Nacional de Manejo Integrado do Fogo, vinculado ao Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, a Defensoria Regional dos Direitos Humanos do estado solicitou a implementação de ações imediatas para conter os incêndios e proteger os territórios tradicionais.

A preocupação da DPU se concentra especialmente na Terra Indígena Capoto Jarinã, que atualmente enfrenta 460 focos de incêndio, contando apenas com 20 brigadistas para tentar controlar as chamas. Diante dessa situação crítica, a Defensoria Pública defende a necessidade urgente de um plano específico e emergencial para lidar com a situação e evitar danos irreparáveis às comunidades indígenas e ao meio ambiente local.

Essa iniciativa da DPU surge como resposta à determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino, que ordenou a adoção de medidas para o combate aos incêndios na Amazônia e no Pantanal. Uma das ações é a convocação de mais bombeiros militares de diferentes estados para reforçar a equipe da Força Nacional que está atuando no combate aos incêndios. Além disso, a Polícia Rodoviária Federal deverá intensificar a fiscalização nas rodovias da região afetada para prevenir novos focos de incêndio e garantir a segurança das comunidades locais.

Diante desse cenário alarmante, é fundamental a união de esforços entre as diversas esferas do governo e a sociedade civil para proteger não apenas as terras indígenas, mas todo o ecossistema afetado pelos incêndios florestais. A atuação preventiva e eficaz é essencial para evitar tragédias ambientais e assegurar um futuro sustentável para as gerações presentes e futuras. Medidas urgentes e coordenadas são necessárias para lidar com essa emergência ambiental e proteger a biodiversidade única presente nas terras indígenas do Mato Grosso.

Com informações da EBC
Fotos: © Joédson Alves/Agência Brasil / EBC

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade