logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Covid-19 atinge todos os países com aumento de casos e queda alarmante na vacinação

COMPARTILHE

A diretora técnica para Preparação e Prevenção de Epidemias e Pandemias da Organização Mundial da Saúde (OMS), Maria Van Kerkhove, alertou em coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (6) que a covid-19 continua a representar uma grande ameaça, com o vírus circulando de forma intensa em todos os países. Dados provenientes de sistemas de vigilância de 84 países mostram um crescimento significativo no número de casos positivos para a doença, o que causa preocupação em relação à gravidade da situação.

Em termos gerais, houve um aumento de 10% na taxa de testes positivos para covid, sendo que na Europa esse crescimento foi ainda mais acentuado, chegando a 20%. Além disso, estudos feitos pela OMS com amostras de águas residuais indicam que a circulação do vírus pode ser substancialmente maior do que os dados atuais apontam, podendo variar entre duas a 20 vezes. Esse cenário sugere um risco maior de mutações mais perigosas do vírus, o que requer uma intensificação dos esforços de vigilância e controle.

A diretora da OMS destacou ainda um aumento no número de hospitalizações e mortes em decorrência da covid-19 em diversos países, sugerindo que a circulação do vírus nesse período do ano não era o esperado, uma vez que os vírus respiratórios tendem a se propagar mais facilmente durante o inverno no Hemisfério Norte. Ela ressaltou a importância do compartilhamento de dados por parte dos Estados-membros para auxiliar na avaliação do risco e implementação de estratégias eficazes de combate à doença.

Outra preocupação levantada foi a queda significativa na taxa de vacinação contra a covid-19 em todo o mundo, especialmente entre grupos considerados de risco, como profissionais de saúde e pessoas acima de 60 anos. Maria Van Kerkhove enfatizou a importância de manter as vacinações em dia, defendendo que medidas individuais, como uma dose da vacina a cada 12 meses, podem ajudar a reduzir o risco de infecção e complicações causadas pela doença.

Em resumo, a situação da pandemia de covid-19 permanece crítica, com a circulação do vírus em todos os países e um aumento alarmante no número de casos e mortes. A necessidade de manter a vigilância, compartilhar dados e promover a vacinação em larga escala se torna cada vez mais urgente para conter a propagação do vírus e proteger a saúde da população global.

Com informações da EBC
Fotos: © Tomaz Silva/Agência Brasil / EBC

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade