logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Consulta ao terceiro lote de restituição do IR 2024 começa hoje, com R$ 8,5 bilhões

COMPARTILHE

A Receita Federal inicia hoje a consulta ao terceiro lote de restituições do Imposto de Renda de 2023. Neste lote, estão incluídos cerca de 54,2 mil contribuintes do Rio Grande do Sul, além de restituições residuais de anos anteriores. O montante destinado a ser restituído é de R$ 8,5 bilhões, contemplando um total de 6.091.572 contribuintes.

É importante destacar que a maior parte desse valor será destinada aos contribuintes com prioridade no reembolso. Neste ano, devido às enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, os contribuintes residentes nesse estado foram incluídos na lista de prioridades. Aqueles que regularizaram sua declaração em julho foram automaticamente inseridos nesse grupo.

Entre os critérios que conferem prioridade na restituição, a Receita Federal destaca a informação da chave Pix do tipo Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) na declaração do Imposto de Renda ou o uso da declaração pré-preenchida. Aqueles que não se enquadram nessas categorias de prioridade, bem como os contribuintes entre 60 e 79 anos, e os residentes do Rio Grande do Sul, figuram nos lotes sequenciais.

Para saber se está incluso nesse lote de restituição, o contribuinte pode acessar o site da Receita Federal e fazer a consulta na seção “Meu Imposto de Renda”, clicando em “Consultar a Restituição”. O pagamento está programado para o dia 31 de julho, sendo depositado na conta ou chave Pix de CPF informada na declaração do Imposto de Renda.

Porém, caso não haja depósito na conta informada, o valor ficará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Após esse prazo, o contribuinte poderá requerer o valor não resgatado no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC). Com todas essas informações, os contribuintes podem ficar atentos ao seu reembolso e garantir que receberão o valor devido dentro dos prazos estipulados.

Com informações da EBC
Fotos: © Marcello Casal JrAgência Brasil / EBC

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade