logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Comissão identifica dois desaparecidos sepultados na vala de Perus após investigação detalhada.

COMPARTILHE

Comissão identifica dois desaparecidos sepultados na Vala de Perus

Após 12 anos de investigações, a Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos (CEMDP) conseguiu identificar mais dois desaparecidos políticos que foram sepultados na Vala de Perus, em São Paulo.

Os restos mortais de Vitalina Ferreira Santana e Arlindo de Souza foram identificados por meio do cruzamento de informações genéticas de seus familiares com os corpos encontrados na vala clandestina. Estes dois casos fazem parte dos milhares de desaparecidos políticos que foram vítimas da ditadura militar no Brasil.

Segundo o relatório da Comissão, Vitalina Ferreira Santana desapareceu em 1973 na região do Vale do Ribeira, em São Paulo. Já Arlindo de Souza foi preso em 1974, em São Paulo, e desapareceu logo em seguida.

A identificação dos corpos é um passo importante para as famílias destes dois desaparecidos políticos, que agora podem finalmente realizar um funeral digno e encerrar o ciclo de incertezas que durou décadas. Além disso, a identificação reforça a importância do trabalho da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos, que busca trazer à tona a verdade sobre o período da ditadura militar no Brasil.

A Vala de Perus foi descoberta em 1990, sendo considerada um dos principais locais de desova de corpos de desaparecidos políticos durante a ditadura militar. Desde então, várias operações de exumação e identificação de corpos foram realizadas, revelando histórias de sofrimento e violência que marcaram aquele período sombrio da história brasileira.

A identificação dos dois desaparecidos políticos sepultados na Vala de Perus é mais um passo na busca pela verdade e pela justiça em relação aos crimes cometidos durante a ditadura militar no Brasil. Trazendo alívio e respeito às famílias das vítimas, a Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos segue seu importante trabalho de resgate da memória e da verdade histórica do país.

Com informações da EBC
Fotos: / EBC

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade