logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Cenipa encerrará investigações em queda de aeronave em Vinhedo na segunda-feira

COMPARTILHE

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), órgão vinculado à Força Aérea Brasileira (FAB), emitiu um comunicado no final da tarde deste domingo (11) informando que pretende concluir as investigações no local do acidente aéreo envolvendo uma aeronave operada pela Voepass Linhas Aéreas em Vinhedo, São Paulo, na segunda-feira (12).

Conforme previsto no Código Brasileiro de Aeronáutica e nas normas emitidas pelo Sistema do Comando da Aeronáutica, uma vez que forem liberadas pelo Investigador-Encarregado do Cenipa e pela equipe responsável pela investigação policial, a remoção da aeronave do local passará a ser responsabilidade do operador da aeronave.

Neste caso específico, a Voepass será encarregada de providenciar e arcar com os custos da limpeza do local, dos pertences e destroços a fim de evitar danos à natureza, à segurança, à saúde e à propriedade privada localizada no condomínio residencial Recanto Florido, onde a queda da aeronave ocorreu, ou comprometimentos à comunidade.

Durante uma entrevista coletiva realizada no domingo, o chefe do Cenipa, brigadeiro do ar Marcelo Moreno, mencionou que, após a etapa inicial de investigação, o processo avançará para a fase de Análise de Dados. Nesta próxima etapa, serão analisadas as operações de voo, o ambiente operacional, os aspectos humanos, assim como uma avaliação dos componentes, equipamentos, sistemas e infraestruturas envolvidos no incidente.

É importante salientar que as investigações seguem em andamento, e novas atualizações e detalhes poderão ser divulgados à medida que mais informações forem sendo consolidadas. A segurança e a transparência em relação aos procedimentos e resultados da investigação são prioridades para o Cenipa e demais órgãos envolvidos no caso.

Com informações da EBC
Fotos: © FAB/Divulgação / EBC

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade