logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Campanha de conscientização alerta sobre câncer de rim assintomático e mortal.

COMPARTILHE

A campanha promovida pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) tem como objetivo alertar a população sobre o câncer de rim, uma doença que, apesar de geralmente assintomática, causou a morte de cerca de dez mil pessoas entre os anos de 2019 e 2021 no país. De acordo com Luiz Otávio Torres, presidente da SBU, o câncer de rim afeta tanto homens quanto mulheres, porém é mais frequente em homens com idade entre 50 e 70 anos.

Um dos principais desafios em relação a essa doença é a falta de sintomas evidentes, sendo o sangue na urina o sinal mais comum do câncer de rim. Para identificar precocemente a doença, é recomendado realizar exames de ultrassom abdominal ou do aparelho urinário regularmente. Muitas vezes, o câncer de rim é diagnosticado incidentalmente, durante a realização de exames por outros motivos.

A diretora de Comunicação da SBU, Karin Anzolch, ressalta a importância da inclusão da ultrassonografia abdominal na rotina de check-ups, principalmente para os grupos de maior risco. Esse procedimento simples, de baixo custo e não invasivo, pode possibilitar a detecção do câncer renal em fases iniciais, o que aumenta as chances de cura.

Além das milhares de mortes provocadas por essa doença, o câncer de rim também resulta na necessidade de se realizar procedimentos de nefrectomia em um grande número de pacientes. Esse tipo de tumor corresponde a 3% dos tumores malignos urológicos e possui como fator de risco o tabagismo. A campanha promovida pela SBU em junho visa conscientizar a população sobre a importância da prevenção e detecção precoce do câncer de rim, em comemoração ao Dia Mundial do Câncer de Rim, celebrado em 20 de junho.

Com informações da EBC
Fotos: © Tânia Rêgo/Agência Brasil / EBC

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade