logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Brasileiros estão otimistas com a economia em pesquisa realizada pela Febraban

COMPARTILHE

De acordo com uma pesquisa realizada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), 46% dos entrevistados para o Radar Febraban acreditam que o país apresentou melhorias em relação ao ano anterior. O estudo, feito pela Febraban em parceria com o Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), entrevistou 2 mil pessoas em todo o país entre os dias 28 de junho e 4 de julho. Os resultados demonstram que, para a mesma porcentagem de entrevistados, o país permaneceu inalterado em relação a 2023, enquanto 31% acreditam que está pior do que no ano anterior.

A expectativa de melhora para o restante do ano também traz bons prognósticos, com 55% dos entrevistados acreditando em melhorias e apenas 23% prevendo que a situação se manterá inalterada. Esse otimismo, no entanto, é acompanhado por uma preocupação persistente com a inflação, apontada por 73% dos entrevistados como uma questão de destaque. Essa percepção é respaldada pela avaliação de que os preços dos produtos aumentaram ou aumentaram consideravelmente nos últimos seis meses, indicando uma realidade conflitante com o otimismo generalizado.

Mesmo diante do cenário positivo, a cautela em relação à situação econômica do país é visível, evidenciando um equilíbrio frágil entre as expectativas positivas e a realidade tangível. Segundo o sociólogo e cientista político Antonio Lavareda, presidente do Conselho Científico do Ipespe, a pressão dos preços de produtos e serviços ainda representa um obstáculo significativo para a expansão do otimismo da população. A pesquisa também revela que, embora mais atentos à situação econômica do país, os entrevistados demonstram um interesse crescente por investimentos em moradia, educação pessoal e planos de saúde, indicando uma preocupação com o bem-estar individual e familiar.

Com informações da EBC
Fotos: © Marcello Casal Jr/Arquivo Agência Brasil / EBC

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade