No último encontro do G20 Social, o Brasil propôs a inclusão de um novo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) pela igualdade étnico-racial. A proposta busca combater a desigualdade e a discriminação racial que ainda persistem em diferentes partes do mundo, inclusive no Brasil.
O país destacou a importância de se promover políticas públicas efetivas que garantam direitos iguais a todas as pessoas, independentemente de sua origem étnica ou racial. A proposta foi bem recebida pelos demais países presentes no encontro, que reconheceram a importância de se trabalhar de forma conjunta para enfrentar o racismo e a discriminação.
No Brasil, a questão racial é um tema recorrente e que ainda demanda medidas efetivas para promover a igualdade de oportunidades e o respeito à diversidade. A proposta do novo ODS representa um avanço significativo no sentido de colocar a igualdade étnico-racial como uma prioridade na agenda global de desenvolvimento sustentável.
Além disso, o Brasil ressaltou a importância de se promover a educação inclusiva e o respeito à diversidade nas escolas e na sociedade como um todo. A proposta do novo ODS também destaca a necessidade de se adotar medidas concretas para combater o preconceito e promover a valorização da cultura e da história afrodescendente.
O encontro do G20 Social foi marcado por debates e trocas de experiências sobre temas como inclusão, igualdade de gênero, desenvolvimento sustentável e direitos humanos. A proposta do Brasil pela inclusão de um novo ODS pela igualdade étnico-racial reforça o compromisso do país em combater o racismo e promover a inclusão social de todos os cidadãos.
Com informações da EBC
Fotos: / EBC