O Ministério da Saúde divulgou hoje os números de vacinação contra a dengue no Brasil, informando que 2.085.613 doses foram aplicadas das 4.792.411 distribuídas. A vacinação foi direcionada para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, que foram o público-alvo definido para essa campanha específica. A apresentação dos dados ocorreu durante uma reunião da Comissão Intergestores Tripartite, em Brasília.
Segundo o secretário adjunto da Secretaria de Vigilância em Saúde, Rivaldo Venâncio, os registros das doses aplicadas ainda não refletem o número real de vacinas administradas, pois há um atraso nesse processo. Ele esclareceu que o quantitativo de doses aplicadas é superior aos 2,1 milhões contabilizados até o momento, sendo que esses números são atualizados semanalmente.
Foram selecionados 1.921 municípios para receber a vacina Qdenga, produzida pela empresa japonesa Takeda, devido à quantidade limitada de doses disponibilizadas. As cidades contempladas em 2024 estão localizadas em regiões endêmicas para a dengue. Apesar de a bula da vacina indicar aplicação em pessoas entre 4 e 60 anos, o Ministério da Saúde optou, inicialmente, por restringir a vacinação no SUS para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, já que esse grupo apresenta maior índice de hospitalizações devido à dengue, ficando atrás apenas dos idosos.
A decisão foi tomada devido ao baixo estoque de doses disponíveis. O ministério informou que a vacinação está em andamento e que o objetivo é imunizar o maior número de pessoas possível para combater a propagação da dengue no país. Novas atualizações sobre a campanha de vacinação contra a dengue serão divulgadas conforme novos dados forem sendo registrados.
Com informações da EBC
Fotos: © Paulo H. Carvalho/Agência Bras / EBC