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BR-040 recebe investimento de R$8,8 bilhões para melhorias na infraestrutura e mobilidade rodoviária

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A BR-040/495/RJ/MG, uma rodovia que possui grande importância histórica e logística no Brasil, inicia uma nova etapa com a assinatura de um contrato de concessão, anunciada em recente evento. O investimento previsto para a modernização e ampliação da estrada totaliza R$ 8,8 bilhões, e é esperado que beneficie os mais de 49 mil motoristas que transitam por essa via diariamente, entre Juiz de Fora, em Minas Gerais, e o estado do Rio de Janeiro.

Entre os principais projetos em curso está a duplicação da Serra de Petrópolis, um pedido antigo da comunidade local que frequentemente enfrenta congestionamentos e acidentes. Com a duplicação, o número de faixas passará de quatro para seis, o que deve melhorar substancialmente o fluxo de veículos.

Outro ponto significativo é a retomada das escavações do túnel na subida da serra, que estavam paralisadas desde 2016. Este túnel tem o potencial de encurtar a distância entre o Rio de Janeiro e Petrópolis em cinco quilômetros, além de desviar tráfego pesado, como o de caminhões, promovendo assim maior segurança e fluidez no tráfego da região.

A concessionária responsável pela obra, Elovias, comprometeu-se a acelerar o cumprimento dos contratos, garantindo que as melhorias viárias proporcionem mais segurança e comodidade para os motoristas. O novo trecho sob administração da concessionária abrange 218,9 quilômetros, posicionando a BR-040/495 como uma das principais artérias rodoviárias do Brasil, essencial para a movimentação de carga para Minas Gerais e o Centro-Oeste, além de ser fundamental para o turismo da região serrana do Rio de Janeiro.

Conforme os projetos avançam, espera-se que as intervenções aprimorem não apenas a infraestrutura viária, mas também a dinâmica econômica e turística de cidades como Petrópolis e redondezas. Além da duplicação e construção de túneis, o plano contempla a construção de faixas adicionais, vias marginais, passarelas e ciclovias, além de um Ponto de Parada e Descanso (PPD) para motoristas profissionais.

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) também afirmou que o cumprimento rigoroso do contrato será prioritário, com a introdução de tarifas acessíveis que beneficiarão diretamente os motoristas, através de descontos significativos em algumas praças de pedágio.

A história da BR-040 remonta a 1861, quando foi inaugurada como a Estrada União e Indústria, que interligou o Rio de Janeiro a Petrópolis, um destino frequente da família imperial. Com importantes marcos, como a primeira pavimentação no Brasil em 1928, a rodovia evoluiu ao longo dos anos e agora, com novos investimentos, está prestes a iniciar uma nova fase em seu desenvolvimento, prometendo não apenas melhorias na mobilidade, mas também a geração de mais de 72 mil novos postos de trabalho na região.

Com informações e Fotos do Ministério dos Transportes

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