Em um significativo passo rumo ao fortalecimento das iniciativas de sustentabilidade, o Banco do Nordeste e o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade – firmaram um Memorando de Entendimentos durante a COP30, realizada em Belém. A assinatura do documento, que ocorreu em 13 de novembro de 2025, destaca-se como um marco no apoio ao financiamento climático local, com ênfase em colaboração técnica direcionada a governos estaduais e municipais.
Este acordo estratégico visa promover uma cooperação robusta na identificação de projetos ambientais prioritários e no fortalecimento de planejamentos governamentais e ordenamento territorial. A parceria busca ainda expandir o acesso a recursos para o desenvolvimento sustentável, integrando esforços conjuntos entre instituições envolvidas.
O memorando entre os dois organismos prevê a mobilização de cofinanciadores e o compartilhamento de metodologias e informações cruciais. As partes se comprometem a apoiar a estruturação de projetos que possam ser financiados, desenvolvendo soluções que possam ser replicadas em diversas cidades e regiões abrangidas pelo Banco do Nordeste.
Entre as ações pactuadas, está o engajamento de partes interessadas locais, além de oportunidades para compartilhar experiências e participar de fóruns internacionais. A colaboração também pretende reforçar a sinergia entre instrumentos financeiros disponíveis, tais como fundos climáticos e mecanismos de garantia, buscando maximizar o impacto das políticas de adaptação e mitigação climática.
José Aldemir Freire, diretor de Planejamento do Banco, afirmou que a iniciativa representa um reforço significativo na capacidade dos governos subnacionais acessarem financiamentos climáticos. Segundo ele, “essa parceria amplia nossa atuação junto a estados e municípios, transformando boas ideias em projetos que melhoram a vida nas cidades da nossa área de atuação”.
Sobre o ICLEI, ele é reconhecido como uma associação global sem fins lucrativos que congrega mais de 2.500 cidades e regiões. Seu objetivo principal é promover o desenvolvimento sustentável, lidando com questões críticas como mudanças climáticas, urbanização e pressão sobre ecossistemas. A rede atua globalmente, impactando mais de 25% da população urbana, e enfatiza um desenvolvimento urbano sustentável, equitativo e centrado nas pessoas.
Esse novo entendimento entre o Banco do Nordeste e o ICLEI promete gerar resultados notáveis na esfera das políticas climáticas, refletindo um compromisso consolidado com a construção de um futuro mais verde e resiliente para as cidades.
Com informações do Banco do Nordeste – BNB
Fotos: BNB













