logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Biblioteca Nacional auxilia a recuperação de acervos literários após enchentes no Rio Grande do Sul.

COMPARTILHE

A Biblioteca Nacional lançou a página SOS Bibliotecas Rio Grande do Sul em seu site, com o objetivo de auxiliar na recuperação dos acervos literários danificados pelas enchentes no estado. O presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Marco Lucchesi, em entrevista à Agência Brasil, ressaltou que a iniciativa visa mobilizar bibliotecas que estejam dispostas a buscar apoio e informações para restaurar e preservar o que foi prejudicado.

Além disso, a Biblioteca Nacional está utilizando as redes sociais para fornecer orientações aos gaúchos sobre como recuperar documentos pessoais e livros. Lucchesi destacou a importância de cuidar desses acervos, considerando a escala e a urgência da situação causada pelas enchentes.

A Fundação está realizando um levantamento para identificar livros que poderão ser doados para as instituições do RS. No entanto, o presidente não revelou o montante dessa doação, pois ainda está em fase de planejamento logístico. A ideia é fortalecer os acervos literários no estado e oferecer suporte necessário para a recuperação dessas instituições.

Além disso, a BN está com inscrições abertas para o 30º Prêmio Literário Biblioteca Nacional 2024. Com doze categorias, incluindo duas novas nesta edição, o prêmio busca reconhecer a qualidade intelectual das obras publicadas no Brasil. Lucchesi ressalta a importância desse prêmio para a consolidação da produção cultural brasileira e do acervo da BN, promovendo a literatura e a cidadania.

Assim, a Biblioteca Nacional busca não apenas auxiliar na recuperação dos acervos danificados no Rio Grande do Sul, mas também estimular a produção literária e a preservação do patrimônio cultural brasileiro. Através de ações como a página SOS Bibliotecas e o Prêmio Literário, a BN reafirma seu compromisso com a promoção da leitura, da cultura e da diversidade literária em todo o país.

Com informações da EBC
Fotos: © Fernando Frazão/Agência Brasil / EBC

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade