De acordo com uma pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), apesar do aumento de 4,63% na inadimplência no primeiro semestre de 2023, a capital mineira encerrou o período com menos inadimplentes que o resto do
. Em julho deste ano houve uma redução de 0,1% na comparação com junho do mesmo ano.
Mulheres lideram inadimplência em Belo Horizonte
As mulheres lideraram a inadimplência na capital mineira durante o primeiro semestre de 2023. De acordo com o levantamento da CDL/BH, elas correspondem a 51,6% dos consumidores com contas em atraso.
Idosos são maioria entre os inadimplentes em Belo Horizonte
Por faixa etária, os idosos entre 65 e 95 anos são maioria entre os inadimplentes em Belo Horizonte (50,02%). Isso pode ser explicado uma vez que essa faixa populacional é a principal fonte de renda das famílias e possui gastos elevados com saúde e redução de renda com aposentadoria.
Jovens conseguiram quitar as contas em atraso
Os jovens de 18 a 24 anos conseguiram quitar as contas em atraso e recuaram 5,21%. Entre a população de 40 a 49 anos houve um avanço de 4,85% na inadimplência. Já entre as pessoas de 30 a 30 anos cresceu 2,3%, enquanto entre o grupo de 25 a 29 anos o índice foi de apenas 0,3%.