logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Banco do Nordeste e Emater intensificam ações para fortalecer agricultura familiar em Alagoas

COMPARTILHE

Em Maceió, no dia 27 de fevereiro de 2025, uma reunião significativa ocorreu entre representantes de duas importantes instituições: o Banco do Nordeste (BNB) e o Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Sustentável de Alagoas (Emater). O encontro teve como objetivo fortalecer a parceria entre as entidades e traçar estratégias para fomentar a agricultura familiar no estado de Alagoas.

Participaram da reunião Sidinei Reis, superintendente estadual do BNB, e Areski Damara de Omena Freitas Júnior, também conhecido como Kil Freitas, presidente da Emater. No centro das discussões estava a ampliação da assistência técnica oferecida aos agricultores, bem como o suporte ao Programa de Regularização de Dívidas e Facilitação de Acesso ao Crédito Rural da Agricultura Familiar, nomeado Desenrola Rural. Este programa, que foi recentemente lançado pelo Governo Federal, tem como meta ajudar milhares de famílias no estado.

Atualmente, em Alagoas, existem mais de 24 mil operações de crédito, totalizando cerca de R$ 120 milhões, que já estão incluídas no Desenrola Rural. Uma vez regularizadas, essas operações financeiras beneficiarão mais de 18 mil famílias de trabalhadores rurais.

Sidinei Reis expressou o compromisso do BNB em fortalecer essa parceria, destacando a importância do Desenrola Rural. Segundo ele, o programa possui condições vantajosas para os agricultores, com descontos que podem chegar a 80% para liquidação de dívidas e até 65% para renegociação. Ele enfatizou que, trazendo os agricultores inadimplentes de volta ao sistema de crédito, estará possibilitando que façam novos investimentos, superando as dificuldades causadas por situações adversas como a estiagem ou a perda de produção.

No encontro, a Emater assegurou que intensificará a divulgação do programa entre os agricultores, além de colaborar com prefeituras e o governo estadual para facilitar a regularização das dívidas. Kil Freitas destacou a importância de reestruturar o instituto para crescer e reforçou que a parceria com o Banco do Nordeste é um dos caminhos para alcançar esse objetivo.

Além disso, foi discutida a ampliação da equipe técnica da Emater e o aumento da assistência técnica oferecida. Ambos os representantes concordaram que é essencial que os agricultores familiares recebam o apoio necessário de profissionais qualificados para que possam desenvolver projetos mais sustentáveis e eficientes, beneficiando assim a agricultura familiar em Alagoas.

Com informações do Banco do Nordeste – BNB
Fotos: BNB

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade