Em agosto, o Banco do Nordeste Cultural está ampliando suas atividades ao expandir sua programação além dos limites de sua sede tradicional em Diamantina, chegando agora à cidade vizinha de Serro. As principais atrações desse mês incluem espetáculos de palhaçaria e diversas oficinas, destinadas a encantar e envolver a comunidade local.
Viviane Queiroz, coordenadora local do projeto, expressa que essa expansão busca proporcionar acesso a eventos culturais a um público maior, especialmente beneficiando crianças e adolescentes da região.
Entre as apresentações planejadas, destaca-se o espetáculo “A trupe de um homem só”, de Allan Barros, vindo de Sumé, Paraíba. O show será apresentado em duas cidades: em Diamantina, na Escola Municipal Infantil Irmã Carvalho, no dia 7 de agosto, às 15h; e no Serro, na Praça João Pinheiro, no dia 17 de agosto, às 16h. A peça narra a saga da descoberta de um tesouro, utilizando brinquedos populares, elementos de circo e interação com a plateia, tudo isso recheado de poesia e humor.
Outro espetáculo a ser apresentado é “Trem bão é coisa boa”, protagonizado por Ana Melo e Monique Melo, de Juatuba, Minas Gerais. Este show conta a história de uma família circense que viaja com sua casa e circo em bicicletas, utilizando habilidades de malabarismo, equilibrismo, perna de pau, faquirismo e pirotecnia. As apresentações estão programadas para acontecer no Serro nos dias 7 e 11 de agosto, e em Diamantina nos dias 14 e 16.
Além dos espetáculos, estão programadas oficinas que complementam as atividades culturais. No distrito de São João da Chapada, em Diamantina, a oficina “Identidade visual para vestir” acontecerá no dia 15 de agosto, com foco nos jovens da comunidade quilombola através do Projeto Afroplay. Já no Serro, o Museu Regional Casa dos Ottoni sediará a oficina Saculejo no dia 8 de agosto, que propõe dar novas utilidades a materiais descartáveis.
O Banco do Nordeste Cultural visa fortalecer as cadeias produtivas do setor cultural nas regiões onde atua. A programação completa pode ser conferida no Instagram, no perfil @bancodonordestecultural. As atividades são realizadas em parceria com instituições locais, como a Secretaria de Cultura e Patrimônio do Serro e outras, ampliando a oferta de cultura mesmo em locais sem equipamentos específicos da instituição.
Com informações do Banco do Nordeste – BNB
Fotos: BNB