logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Banco de Alimentos de Colônia é inaugurado e beneficiará milhares de pessoas no Rio

COMPARTILHE

O município do Rio de Janeiro recebeu o primeiro Banco de Alimentos da cidade, resultado de um convênio entre as cidades do Rio e de Colônia, na Alemanha. O projeto, que contou com a colaboração da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb), tem como objetivo beneficiar cerca de 5 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social na região do Caju.

O Banco de Alimentos foi inaugurado no antigo refeitório do EcoParque do Caju e irá atender às famílias cadastradas pela Secretaria Municipal de Assistência Social. O bairro do Caju, onde o banco está localizado, é conhecido por registrar um dos piores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) da cidade, ficando atrás apenas de Fazenda Botafogo.

O projeto se tornou viável graças a uma parceria entre a prefeitura, a Comlurb e a rede de supermercados Zona Sul. Os alimentos doados pela rede de supermercados incluem frutas, verduras e legumes que, embora não estejam em conformidade com os padrões estéticos dos supermercados, ainda são adequados para consumo humano do ponto de vista nutricional.

O Banco de Alimentos visa proporcionar uma alimentação mais saudável e variada para as famílias beneficiadas, que anteriormente tinham como base de sua alimentação farinha, feijão e arroz, quando tinham. Com a introdução de verduras, legumes e frutas em suas dietas, os beneficiários já demonstram melhorias na saúde, o que tem sido motivo de satisfação para os responsáveis pelo projeto.

Além dos benefícios sociais e de saúde, o Banco de Alimentos também traz ganhos financeiros e ambientais, ao reduzir a quantidade de resíduos destinados ao aterro sanitário e diminuir o impacto ambiental causado pelo transporte desses alimentos. A Comlurb planeja expandir o projeto para outros bairros da cidade e conta com a adesão de mais redes de supermercados para viabilizar a continuidade e o crescimento desse importante projeto de combate à fome e ao desperdício de alimentos.

Com informações da EBC
Fotos: © William Werneck/Divulgação / EBC

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade