O Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou uma resolução que pode levar a uma significativa redução no número de lojas físicas das operadoras de telefonia, como Tim, Vivo e Claro, em até 71,8%.
De acordo com a nova regra, as empresas agora só serão obrigadas a manter uma loja em regiões que possuam 100 mil ou mais usuários ativos, em contraste com o requisito anterior, que exigia atendimento presencial em regiões com 100 mil habitantes ou mais. A estimativa da Anatel é que esse ajuste resulte na diminuição do número de lojas físicas de 2.800 para 789.
A principal justificativa é a redução de custos operacionais para as operadoras, que veem o atendimento remoto como uma opção mais econômica.
O conselheiro Vicente Aquino propôs uma alternativa, mantendo lojas em áreas com pelo menos 50 mil usuários ativos, o que reduziria o número de lojas físicas para cerca de 1.500. A resolução também introduziu medidas para combater chamadas de telemarketing abusivas e permitir o corte de serviços após 30 dias de inadimplência.