Mais de 900 mil estudantes de escolas públicas e privadas de todo o Brasil participaram da segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) no último sábado. A competição, que tem como objetivo incentivar o estudo da matemática e descobrir jovens talentosos na área, é considerada uma das mais importantes do país no segmento educacional.
A OBMEP, que neste ano teve recorde de inscritos, é organizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Durante a primeira fase, cerca de 18,2 milhões de estudantes participaram da competição, e os melhores classificados foram selecionados para a próxima etapa.
A segunda fase da olimpíada consiste em uma prova dissertativa, com questões que visam avaliar o raciocínio lógico e a capacidade de resolução de problemas dos participantes. Os estudantes têm um prazo de três horas para responder às perguntas, que abordam temas diversos da matemática e podem exigir conhecimentos mais avançados.
Segundo o diretor-geral do IMPA, a expectativa é de que a competição ajude a revelar jovens talentosos e incentivar o estudo da matemática entre os estudantes, contribuindo assim para a melhoria da educação no país. Além disso, a OBMEP também premia os melhores colocados com medalhas de ouro, prata e bronze, e oferece bolsas de estudo para participantes que se destacam nas diferentes etapas da competição.
A olimpíada é uma grande oportunidade para os estudantes testarem seus conhecimentos e habilidades matemáticas, além de ser um incentivo para que busquem se aprofundar na área. Com a participação de mais de 900 mil alunos nesta segunda fase, a OBMEP 2024 se destaca como uma das principais iniciativas de estímulo ao estudo da matemática no Brasil, reafirmando a importância da disciplina no desenvolvimento educacional e científico do país.
Com informações da EBC
Fotos: / EBC