A Defesa Civil do estado de São Paulo emitiu um alerta para o risco iminente de incêndios florestais em diversas regiões. Este comunicado abrange 16 localidades, incluindo a capital, a Região Metropolitana de São Paulo e algumas cidades do interior, como Araçatuba, Araraquara, Barretos, entre outras.
O principal fator de preocupação é a previsão de baixos níveis de umidade relativa do ar para os próximos dias nessas áreas. Com exceção do Litoral Paulista, que terá condições mais favoráveis, a maior parte do estado poderá apresentar umidade abaixo de 20%. A cidade de São Paulo, por exemplo, poderá registrar temperaturas de até 32°C, enquanto municípios como Ribeirão Preto e Araçatuba podem atingir os 36°C.
Diante desse cenário, a Defesa Civil faz um apelo à população para que tome medidas preventivas contra incêndios, como evitar soltar balões, acender fogueiras próximas a matas e florestas, e usar o fogo para a limpeza de terrenos ou queimar lixo. Além disso, é recomendado realizar queimas controladas somente com autorização das autoridades e manter aceiros limpos em propriedades rurais para evitar a propagação do fogo.
Para se manter informado sobre a situação e receber alertas da Defesa Civil, as pessoas podem se cadastrar enviando um SMS com o CEP para o número 40199. A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) também alerta para a qualidade do ar, que pode ser afetada pela atuação de uma massa de ar seco e estável, com possibilidade de ocorrência de inversão térmica e ventos fracos, o que pode resultar em uma qualidade do ar moderada a ruim em várias regiões do estado.
No momento, a maioria das áreas monitoradas pela Cetesb apresenta qualidade do ar moderada a ruim, com apenas uma região, a de Santos, com qualidade considerada boa. Diante desse quadro, é essencial que a população esteja atenta e tome as devidas precauções para evitar a propagação de incêndios e preservar a qualidade do ar em meio a essas condições adversas.
Com informações da EBC
Fotos: © Joédson Alves/Agência Brasil/ARQUIVO / EBC