No último dia 4 de novembro, foi comemorado o Dia da Favela, uma data de extrema importância para reafirmar o valor desses territórios na história, cultura e identidade do Brasil. Segundo o último censo realizado pelo IBGE, existem 12,4 mil favelas no país, nas quais pessoas empreendem, trabalham e consomem em estabelecimentos de alimentação fora do lar, como bares, restaurantes, lanchonetes, padarias e marmitarias.
Diante desse cenário, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) tem ampliado seu olhar e atuação nos territórios das favelas, buscando representar e desenvolver o setor de maneira mais estruturada. Atualmente, a Abrasel possui cinco núcleos em diferentes favelas brasileiras, como Vergel do Lago em Maceió/AL, Aglomerado da Serra em Belo Horizonte/MG, Bairro da Paz em Salvador/BA, Vila Torres em Curitiba/PR e Campo Limpo em São Paulo/SP.
O empreendedorismo tem se mostrado uma oportunidade crescente para os 16,4 milhões de brasileiros residentes em favelas, conforme dados do censo de 2022. Uma pesquisa realizada pelo Data Favela revela que 5,2 milhões dessas pessoas já são empreendedores e que sete em cada dez têm o desejo de abrir um negócio dentro da favela. Os estabelecimentos de alimentação fora do lar despontam como a principal alternativa, representando 15% do total de negócios nessas localidades.
Apesar do expressivo número de negócios, apenas 37% deles são formalizados e possuem CNPJ, o que traz desafios adicionais. Com o objetivo de apoiar esses empreendimentos em suas jornadas de crescimento, a Abrasel tem desenvolvido parcerias com consultorias especializadas, visando à qualificação e estruturação dos negócios. A ideia é fortalecer os estabelecimentos de alimentação fora do lar dentro das favelas, considerando suas realidades específicas e buscando construir parcerias estratégicas para que esses negócios prosperem.
Assim, a atuação da Abrasel tem se mostrado fundamental para impulsionar o empreendedorismo nas favelas brasileiras e contribuir para o desenvolvimento sustentável dessas comunidades, promovendo a inclusão social e econômica de seus moradores. Através de seus núcleos e parcerias, a associação busca abrir caminhos e quebrar barreiras para que os empreendimentos na favela possam ser protagonistas de suas próprias histórias de sucesso.
Com informações e fotos da Abrasel/BR