Estão abertas as inscrições para a 3ª Mostra Nacional CineMarias, que é um evento voltado para curtas-metragens brasileiros dirigidos por mulheres cis, mulheres trans, travestis e pessoas não-binárias de todo o país. O prazo para inscrições se encerra no dia 13 de junho. Os filmes inscritos precisam ter duração de até 25 minutos e terem sido produzidos no período de janeiro de 2021 a maio de 2024.
É importante destacar que a Mostra Nacional CineMarias visa dar destaque e visibilidade às produções audiovisuais dessas identidades femininas não-binárias, proporcionando um espaço de representatividade e poder na cultura. Inspirado na Lei Maria da Penha, o evento busca promover a conscientização e o combate à violência contra a mulher, além de fortalecer a presença dessas vozes no cenário audiovisual brasileiro.
As obras selecionadas irão compor duas mostras competitivas, uma capixaba e outra de âmbito nacional, com premiação em dinheiro para os melhores filmes, no valor de R$ 2 mil para cada categoria, além da entrega de troféus para melhor filme e melhor direção. O júri técnico contratado pela organização será responsável pela escolha dos vencedores, que serão anunciados durante o evento.
A 3ª Mostra Nacional CineMarias está programada para acontecer entre os dias 19 e 21 de setembro no Cine Metrópolis da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), na cidade de Vitória. Durante o evento, serão realizadas mais de 30 horas de atividades, incluindo workshops, masterclasses de criação, bate-papos, painéis e shows musicais com atrações locais e nacionais.
É relevante destacar que, apesar da realização de eventos como a Mostra CineMarias, a presença de lideranças femininas em produções audiovisuais ainda é bastante restrita no Brasil. Estudos apontam que apenas 19% dos filmes brasileiros lançados comercialmente foram dirigidos por mulheres, e nenhuma diretora negra estava entre elas. A realização de mostras como essa é fundamental para incentivar e valorizar a produção feminina no cinema e promover a diversidade e representatividade no setor.
Com informações da EBC
Fotos: © Thais Gobbo/ Divulgação / EBC