O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informou que mais de 31 mil candidatos solicitaram o reembolso da taxa de inscrição do Concurso Público Nacional Unificado. Essa quantidade expressiva levou ao cancelamento da participação desses candidatos no processo seletivo.
O prazo para solicitação de reembolso encerrou no último domingo, contemplando candidatos de todo o país. Aqueles que se inscreveram para os cargos de nível médio pagaram uma taxa de R$ 60, enquanto os candidatos de nível superior desembolsaram R$ 90 para participar. Segundo a retificação do edital, a devolução do valor pago será realizada somente após a aplicação das provas, agendada para o dia 18 de agosto.
Além dos pedidos de reembolso, o Ministério informou que 138 candidatos solicitaram a alteração do local de prova. Essa possibilidade foi concedida apenas para candidatos residentes no Rio Grande do Sul que fariam a prova em outros estados ou vice-versa. Para os demais candidatos, a mudança de local não foi permitida.
O concurso unificado, conhecido como “Enem dos Concursos”, conta com mais de 2,1 milhões de inscritos, entre pagantes e isentos de taxa. Com um novo cronograma divulgado, os cartões de confirmação estarão disponíveis a partir de 7 de agosto, enquanto a prova será aplicada no dia 18 do mesmo mês para todos os cargos e especialidades.
Após a realização das provas, os cadernos serão disponibilizados no site do concurso e, no dia 20, será divulgado o gabarito preliminar das provas objetivas. Os resultados finais estão previstos para 21 de novembro, com a convocação dos aprovados para a posse e ingresso em cursos de formação presenciais quando necessário, programados para janeiro de 2025.
Com informações da EBC
Fotos: © Joel Rodrigues/Agência Brasília / EBC