O Workshop do Registro Empresarial realizado em Alagoas teve como principal objetivo buscar soluções para tornar mais eficiente o registro de negócios no estado, reduzindo a burocracia e os erros nos processos empresariais. A primeira edição do evento neste ano ocorreu no Centro de Inovação do Jaraguá, em Maceió, e reuniu mais de 250 participantes, entre clientes da Juceal, usuários do Portal Facilita Alagoas, advogados, contadores, empresários, estudantes e representantes das classes produtivas e profissionais do estado.
Organizado pela Junta Comercial do Estado de Alagoas em parceria com o Conselho de Contabilidade de Alagoas (CRC/AL) e o Sindicato dos Contabilistas do Estado de Alagoas (Sindcont-AL), o workshop foi dividido em dois momentos. No primeiro, foram abordados os dados empresariais do estado, a utilização dos andamentos com registro automático e os processos de abertura e baixa empresarial. No segundo momento, os representantes da Juceal detalharam a formatação do processo empresarial e os principais erros encontrados nas análises.
Durante o evento, o presidente da Juceal, João Gabriel Costa Lins, ressaltou a importância de ouvir as demandas das entidades e das classes empresariais para promover a integração de todos os órgãos ao Portal Facilita Alagoas. Ele destacou a necessidade de regionalizar o workshop, uma sugestão que já está em pauta.
Além disso, foi apresentada uma nova funcionalidade no evento: a análise de processos empresariais por meio de inteligência artificial, que está em fase de testes para auxiliar os analistas da Junta Comercial e os clientes da autarquia no futuro.
O Workshop do Registro Empresarial contou com a presença de diversos participantes de fora de Alagoas, como Ana Paula Cavalcante, contadora de Pernambuco, que elogiou a agilidade e eficiência da Juceal em relação ao ambiente de registro empresarial no estado. A presidente do CRC/AL, Adriana Araújo, também destacou a importância do evento para aproximar a classe contábil e os usuários do Portal Facilita Alagoas.
O workshop foi viabilizado com o apoio de entidades como a Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação de Alagoas (Secti), o Sescap/AL, a Ascontal e a Alacicon. A iniciativa busca contribuir para a evolução do registro de negócios em Alagoas, promovendo maior eficiência e menos burocracia nos processos empresariais no estado.
Com informações e fotos da Semarh/AL