A Marina de Penedo agora conta com um mural criativo, fruto da colaboração de usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) de Penedo e Igreja Nova, como parte do Projeto Nise em Cores e Formas.
Finalizado na tarde de sexta-feira, 3, essa obra é uma realização do Governo de Alagoas, em parceria com a Rede Alagoana de Artistas Visuais para a Saúde Mental, com apoio da emenda parlamentar do deputado Paulão, e da Prefeitura de Penedo, pelas secretarias de Saúde e Cultura.
Waninna Mendonça, ex-diretora do CAPS de Penedo e atual gestora da Secretaria Municipal de Saúde, celebrou o trabalho em equipe e a dedicação dos envolvidos, que atendem atualmente 380 pessoas na cidade.
“Sinto um grande orgulho ao ver as telas produzidas neste projeto. Nise está muito feliz com as criações que vocês desenvolveram”, disse Waninna, referindo-se às obras que serão exibidas publicamente, juntamente com as de outros municípios.
A artista visual Marta Arruda, Mestra do Patrimônio Vivo de Alagoas 2025 e coordenadora artística do projeto, marcou presença na confraternização, ressaltando a qualidade das obras e a visibilidade que os artistas ganham com a iniciativa.
“O projeto combina oficinas do inconsciente e murais do inconsciente. As telas de Penedo, assim como de Arapiraca, Santana do Ipanema, Piranhas, Palmeira dos Índios e Maceió, integrarão uma exposição no shopping de Arapiraca e no Teatro Deodoro, em Maceió, em novembro”, explicou Marta Arruda.
Após a exposição, as telas retornarão aos respectivos CAPS para criar um acervo permanente e possibilitar futuras exposições itinerantes.
A secretária de Cultura de Penedo, Teresa Machado, destacou a importância do projeto, mencionando a presença de grandes nomes das artes visuais, como Persivaldo Figueirôa e Marta Arruda.
“Penedo é um palco para artistas locais e reconhecidos nacionalmente e internacionalmente. Essa iniciativa transforma amadores em profissionais, sob orientação de reconhecidos artistas”, enfatizou Teresa.
Persivaldo Figueirôa, facilitador das oficinas, também compartilhou sua experiência: “Saio com uma nova perspectiva de vida. A energia trocada entre os participantes foi incrível. Todos vivemos o espírito da Nise, um aprendizado constante”.
A residência que recebeu o mural, de Maria Josenildes, tem mais de 60 anos e ela incentivou outras pessoas a contribuírem com o projeto de forma solidária.
Para ver o mural, visite a rampa ao lado da quadra de futevôlei na orla do Barro Vermelho, de frente para a casa na esquina da rua de acesso à Marina de Penedo.
O Projeto Nise em Cores e Formas, inspirado na psiquiatra Nise da Silveira — uma referência em práticas humanizadas de saúde mental — ainda terá diversas atividades até o final do ano.
No dia 9 de outubro, inicia-se a fase Nise para Criança, com oficinas às quintas-feiras em Maceió, até o fim do mês. As exposições de telas em Arapiraca e na capital alagoana acontecerão em novembro, com uma apresentação especial do Ballet Maria Emília Clark no Teatro Gustavo Leite e a participação do bloco Malucos Beleza, do Hospital Portugal Ramalho, para finalizar o projeto em dezembro.
Texto: Fernando Vinícius – jornalista Secom PMP
Fotos: Deywesson Duarte (Secom PMP) e Mirelly Barbosa (social mídia SMS)