Início da nova edição do Selo UNICEF em Alagoas
Iniciativa avaliará municípios comprometidos em priorizar crianças e adolescentes nas políticas públicas; 85 cidades alagoanas estão aptas a participar.
Por William Makaisy com UNICEF
Fotos de Ascom Cria
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) lança, nesta segunda-feira (28), a nova edição do Selo UNICEF (2025-2028). Com a participação de 85 cidades de Alagoas, a certificação representa um compromisso dos municípios em priorizar crianças e adolescentes em suas políticas públicas. Na edição anterior, 58 municípios foram certificados. A adesão é gratuita e deve ser feita no site do programa até 9 de junho.
Durante os quatro anos do ciclo, o Selo UNICEF fornecerá suporte técnico às gestões municipais por meio de formações, monitoramento de indicadores e acompanhamento metodológico, visando avanços significativos em indicadores sociais.
Para Caroline Leite, secretária de Estado da Primeira Infância de Alagoas, esta é uma nova chance para municípios que não foram certificados anteriormente. “É a oportunidade de demonstrar o alinhamento com políticas que priorizam crianças e adolescentes. Na edição passada, alcançamos 58 municípios certificados e, nesta, esperamos superar esse número. O Cria estará à disposição para ajudar”, afirmou.
O programa busca mobilizar esforços para promover os direitos à saúde, educação, participação social e proteção contra a violência. Sua metodologia é estruturada em três eixos: gestão por resultados, fortalecimento das políticas públicas e promoção da participação social.
Sobre o Selo UNICEF
O Selo UNICEF fortalece as políticas públicas municipais voltadas para crianças e adolescentes. Ao aderir, os municípios comprometem-se a priorizar suas agendas de políticas públicas na infância e adolescência.
A metodologia inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações para garantir o cumprimento da Convenção sobre os Direitos da Criança, refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente no Brasil. O sucesso do Selo resulta da parceria entre UNICEF, governos estaduais e municipais, promovendo uma atuação integrada e intersetorial.
Veja a lista de municípios alagoanos aptos a participar do Selo: https://selounicef.org.br/abrangencia-do-selo-unicef-em-alagoas