Cidades do futuro se constroem com gestão eficiente. Na reunião da AMA, o projeto FIEA/Sesi/Senai e IEL foi apresentado a prefeitos alagoanos com o objetivo de estimular o desenvolvimento regional. O presidente da Federação das Indústrias de Alagoas, José Carlos Lyra de Andrade, propõe que dados do observatório industrial sirvam para a criação de cidades inovadoras.
Durante a apresentação, a diretora de Educação e Tecnologia do Sesi/Senai, Cristina Suruagy Nogueira, destacou iniciativas voltadas para a qualificação profissional, assessoria educacional e empreendedorismo inovador. A oferta de cursos possibilita à população fortalecer a cadeia produtiva local e abrir novas oportunidades de crescimento por meio de formação técnica.
Na área da educação, a revisão de planos municipais, o foco em resultados de aprendizagem e ações voltadas à liderança pedagógica são estratégias que podem fazer a diferença. Além disso, ao promover o empreendedorismo, os municípios têm um papel crucial na geração de renda por meio de negócios sustentáveis, apoiados pelas mentorias do Senai.
O presidente da AMA, prefeito Marcelo Beltrão, enfatizou a necessidade de profissionalização e ressaltou a capacidade do sistema FIEA em oferecer formação que resulta em mais de 86% de taxa de empregabilidade. Jorge Dantas, prefeito de Pão de Açúcar e vice-presidente da AMA, mencionou que, após cursos oferecidos na cidade, muitos se tornaram empreendedores, prestando serviços à prefeitura. Antônio Jorge Nino, prefeito de Maravilha, acredita que essas parcerias são essenciais para que os gestores construam cidades mais profissionais e menos dependentes do emprego público.