logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Transformação em Santana do Mundaú: Pacientes Psiquiátricos Encontram Alívio Através da Arterapia na AMA

COMPARTILHE

Pessoas com transtornos mentais em Santana do Mundaú encontram na arteterapia uma alternativa para lidar com a depressão, especialmente devido à ausência de Centros de Atenção Psicossocial (Caps) na região, que não atende ao critério de porte populacional. O Projeto Arteterapia, liderado pela psicóloga Naira Freitas, foi um dos 7.000 trabalhos apresentados e conquistou o prêmio na categoria webdoc na 20ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS, durante o XXXVIII Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

A secretária de Saúde de Santana do Mundaú e diretora do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-AL), Paula Gomes, recebeu a equipe do Mais Conasems para a produção do webdoc. Segundo Paula, a iniciativa, financiada com recursos próprios, surgiu para preencher a falta de Caps no município. “Essa deficiência não impediu a Gestão atual e a anterior de atender esses pacientes e integrar o projeto aos nossos serviços”, afirmou.

Paula enfatizou que, diante de um sistema de saúde subfinanciado, é preciso planejar com base nas necessidades da comunidade. O projeto representa a eficiência e a humanização do Sistema Único de Saúde (SUS). Para Naira Freitas, a premiação destaca a importância da arteterapia, que aborda a saúde mental de maneira leve e digna. Valverdes da Silva, um paciente e artesão, compartilhou que graças ao projeto superou a depressão e melhorou sua comunicação, sendo que antes mal se expressava.

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade