logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Transformação Digital e Gestão Eficiente de Dados: O Eixo Saúde em Foco no Congresso dos Municípios de Alagoas – AMA

COMPARTILHE

Início do Congresso dos Municípios Alagoanos Foca em Eficiência Administrativa e Segurança Financeira

Texto: Manuelle Gouveia

No primeiro dia do Congresso dos Municípios Alagoanos, realizado em paralelo à 13ª Feira dos Municípios, especialistas discutiram a importância da eficiência administrativa e da segurança financeira na Atenção Primária à Saúde. O evento, que ocorre até sábado (24), visa capacitar a gestão municipal de saúde.

Dentre os palestrantes, o secretário municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz, apresentou a palestra “Inovação e Gestão Eficiente na Saúde Pública”. Conhecendo bem a complexidade da saúde pública, Soranz é um defensor da ampliação da Atenção Primária e da Estratégia Saúde da Família, utilizando inovações tecnológicas para melhorar o acesso ao atendimento. Ele enfatizou a importância de basear a gestão em evidências científicas: “A saúde não pode ser gerida por achismos; deve ser guiada por dados e análises”, alertou.

A coordenadora de Atenção Básica de São José da Laje, Anne Carolina da Silva, elogiou a relevância dos conteúdos abordados, destacando a integração entre teoria e prática. Para ela, as discussões enriquecem a atuação no Sistema Único de Saúde (SUS).

Queren-Hapuc, estudante de fonoaudiologia e estagiária em Jundiá, também compartilhou sua experiência: “Os conhecimentos adquiridos são fundamentais para um atendimento mais humanizado”.

O dia ainda contou com mais quatro palestras, abordando a inovação tecnológica e a segurança jurídica na saúde. Entre os temas estavam: “Saúde do Futuro no Presente”, por Aerton Lessa; “Atenção Básica de Alta Performance: Estratégias Práticas para Alcançar os 15 Indicadores de Cofinanciamento”, com Alda Rodrigues; “Gestão Inteligente da Saúde Pública com IA”, por Alex Mouza; e “Transformação Digital na Saúde: Resultados em São Paulo”, por Oscar Gozzi.

A oficina “Ferramentas para Gestão de Indicadores Facilitadas pelo Uso de Inteligência Artificial”, ministrada por Alda Rodrigues, Yasmin Santos e Bruno Rusciolelli, fechou a programação do dia, mostrando como utilizar ferramentas de análise de dados.

A 13ª Feira dos Municípios Alagoanos é organizada pela Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), com patrocínios do Governo de Alagoas, Sistema Fecomércio, Sistema Fiea, Sebrae, entre outros.

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade