logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Transformação Digital Acelerada: MGI e Serpro Unem Forças para Revolucionar Estados e Municípios

COMPARTILHE

Um acordo de cooperação técnica entre o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e o Serpro visa promover soluções e boas práticas de governo digital nas entidades da Rede Nacional de Governo Digital (Rede GOV.BR). O objetivo é acelerar a transformação digital na gestão e nos serviços públicos locais.

A transformação digital no Brasil ainda apresenta desigualdades. Alguns estados e municípios têm infraestrutura técnica para desenvolver soluções, enquanto outros enfrentam limitações que dificultam a digitalização dos serviços, resultando em fragmentação e acesso desigual à população.

Segundo Luanna Roncaratti, secretária-adjunta de Governo Digital do MGI, “esse acordo estimulará projetos concretos e ações de capacitação conforme as diretrizes da Estratégia Nacional de Governo Digital (ENGD), especialmente para as entidades com maiores limitações.” Ela ressalta que as iniciativas fortalecerão o trabalho já realizado pela Rede GOV.BR.

Firmado no final de 2025, o acordo terá validade de 24 meses e permitirá a participação do Serpro em eventos e discussões sobre governo digital, entendendo as necessidades e simplificando o acesso da população aos serviços públicos.

Dulcimara Delfes, gerente de Soluções Inteligentes para Governo Digital do Serpro, destacou que a experiência da empresa facilitará o acesso a soluções digitais eficientes, evitando que estados e municípios desenvolvam sistemas do zero, o que reduzirá custos e acelerará a digitalização.

Rede Nacional de Governo Digital

A Rede GOV.BR abrange todos os 27 estados e 2.568 municípios, promovendo colaboração e inovação em iniciativas de governo digital. Ela oferece apoio metodológico, programas de capacitação, auxílio na busca de financiamento e oportunidades de reuso de soluções entre os entes federados.

Estratégia Nacional de Governo Digital

Esse acordo está alinhado à Estratégia Nacional de Governo Digital, lançada em 2024, que visa articular e direcionar as iniciativas digitais entre os entes federados. Os principais objetivos incluem melhorar a qualidade dos serviços públicos, garantir a identificação única do cidadão, preservar a privacidade e segurança, e promover a inteligência de dados.

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade