O Tribunal de Contas do Estado de Alagoas está promovendo uma série de jornadas itinerantes com o objetivo de orientar e aproximar os gestores de prefeituras e câmaras de vereadores sobre as atribuições do tribunal e a importância da governança dos municípios, com destaque para a prestação de contas. A iniciativa, que conta com a participação direta da Escola de Contas Públicas do TCE/AL, realizou sua primeira edição do ano em Penedo, reunindo representantes de 16 municípios das regiões Agreste, Baixo São Francisco e Litoral Sul no Theatro Sete de Setembro, no dia 29 de fevereiro.
O presidente do TCE Alagoas, Conselheiro Fernando Toledo, destacou a importância das jornadas para qualificar a administração dos municípios, disseminando as boas práticas exercidas pelo Tribunal de Contas do Estado de Alagoas no controle externo. Segundo ele, é fundamental que todos os jurisdicionados estejam capacitados e motivados a prestar o melhor serviço à comunidade. Toledo agradeceu a receptividade em Penedo e, em especial, ao Prefeito Ronaldo Lopes, representado na solenidade pelo Procurador Geral do Município, Ricardo Méro.
Ricardo Méro, por sua vez, ressaltou a importância da jornada promovida pela Escola do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas, reunindo os agentes públicos dos municípios de uma região para trabalhar questões relevantes de interação e atualização de conhecimentos nas áreas administrativas. A jornada em Penedo marcou o início de uma série de eventos que passarão por Delmiro Gouveia, Palmeira dos Índios, Marechal Deodoro e Maragogi, contando com o apoio de cada município sede, bem como de diversas entidades parceiras.
Ao final, a jornada itinerante do TCE Alagoas em Penedo se mostrou como uma importante iniciativa para fortalecer a gestão pública nos municípios alagoanos, promovendo a capacitação e a troca de experiências entre os gestores locais. A expectativa é de que os conhecimentos compartilhados durante esses encontros contribuam para uma administração mais transparente e eficiente, em benefício de toda a comunidade.
Com Informações: Prefeitura de Penedo