Curso de Vigilância e Controle Contra Doenças Endêmicas em Alagoas
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) lançou, nesta segunda-feira (4), o Curso Básico de Vigilância e Controle Vetorial para agentes de endemias de oito municípios alagoanos. A capacitação ocorre no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), em Maceió, e visa fortalecer o combate à leishmaniose, esquistossomose mansônica e arboviroses urbanas, como dengue, zika e chikungunya, causadas pelo Aedes aegypti.
Os participantes, que atuarão em Maragogi, Murici, Ibateguara, Quebrangulo, Campo Alegre, Porto Calvo e Porto de Pedras, receberão treinamento para aprimorar as ações de vigilância em saúde, com o objetivo de prevenir surtos dessas doenças.
Segundo Paulo Protásio, supervisor de Endemias da Sesau, a qualificação é um passo importante para a assistência básica e a vigilância em saúde nas regiões atendidas. Ele ressaltou que aumentar a equipe de campo é fundamental para intensificar as visitas domiciliares, essenciais no monitoramento e controle dos focos de transmissão.
“Este curso é crucial para preparar novos agentes nas secretarias municipais de saúde, ampliando as visitas domiciliares e fortalecendo as ações de vigilância”, afirmou Paulo Protásio.