logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Seminário da Carcinicultura em Arapiraca reúne especialistas nacionais e internacionais para debater inovações e sustentabilidade.

COMPARTILHE

No último sábado (27), a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, concluiu com sucesso o 3º Seminário da Carcinicultura. O evento, que durou três dias, foi marcado por intensas trocas de ideias e aprendizados para a comunidade de produtores e incentivadores locais. Realizado no Sesc Arapiraca, o seminário contou com a participação de renomados especialistas da carcinicultura, tanto do Brasil quanto do exterior.

A programação teve início na quinta-feira (25) com uma cerimônia de abertura solene, seguida por palestras nacionais e internacionais no dia seguinte, abordando temas de grande relevância como licenciamento ambiental, inovações tecnológicas e sustentabilidade. O encerramento do evento ocorreu no sábado, com uma atividade de campo realizada no Sítio Poção.

Diversas autoridades estiveram presentes no encontro, incluindo os secretários Genivaldo Oliveira e Hibernon Cavalcante, o deputado federal Paulão, representantes de órgãos como Sebrae, Sesc, Associação dos Criadores de Camarão de Alagoas, Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e Ministério da Pesca e Aquicultura. Destaque também para a presença da secretária de aquicultura do Ministério, Tereza Nelma, e do presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Camarão, Itamar Rocha.

Durante o evento, o deputado Paulão expressou total apoio à causa e elogiou a iniciativa da Prefeitura, ressaltando o potencial econômico da carcinicultura. Da mesma forma, o Superintendente Federal do Ministério da Pesca e Aquicultura, Cauê Castro, destacou a importância da união entre a cadeia produtiva e os setores público e privado para o desenvolvimento da atividade em Arapiraca.

Arapiraca, conhecida por sua produção agrícola diversificada, tem se destacado nos últimos anos como a capital do camarão no Agreste Alagoano. Em 2023, a cidade atingiu a marca de 330,48 toneladas produzidas, quase o dobro do ano anterior, evidenciando um crescimento significativo no setor.

O secretário Genivaldo Oliveira expressou sua expectativa de que os produtores familiares participantes do seminário possam aplicar os conhecimentos adquiridos em suas atividades, gerando renda e melhorias na qualidade de vida de suas famílias. A iniciativa da Prefeitura de Arapiraca em promover eventos como o Seminário da Carcinicultura demonstra o compromisso com o desenvolvimento econômico e sustentável da região.

Com Informações: Prefeitura de Arapiraca