Redução de chuvas em Alagoas: severidade reclassificada e riscos residuais mantidos
Previsão indica queda nos volumes de chuva no Litoral, Zona da Mata e Baixo São Francisco, incluindo a Região Metropolitana de Maceió.
Tiago Di Lucas
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) reclassificou, nesta quinta-feira (22), o nível de severidade meteorológica em Alagoas de Alerta Máximo para Estado de Atenção. Essa mudança se baseia nas previsões que sinalizam a diminuição das chuvas nas áreas afetadas.
As análises recentes indicam que as chuvas intensas já ocorreram, e as demais regiões do estado devem enfrentar apenas chuvas de fraca intensidade. Apesar da melhora nas condições meteorológicas, o solo continua encharcado, elevando o risco de alagamentos em áreas com drenagem inadequada e deslizamentos de terra em encostas.
As condições atuais propiciam a formação de nebulosidade convectiva. A Semarh está atenta e pode emitir novos alertas, se necessário. Para acompanhar a previsão do tempo e os níveis dos principais rios, acesse os links da Semarh: Previsão do Tempo | Monitoramento Hidrológico.