A Secretaria Municipal de Saúde de Penedo deu início nesta segunda-feira, 18, a uma importante campanha de conscientização nas escolas da região. Trata-se da Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência, que tem como objetivo principal alertar os jovens sobre os riscos e consequências da gravidez precoce.
A abertura oficial da campanha aconteceu na Escola Estadual Professor Ernani Méro, onde a equipe do PSF Vitória ministrou uma palestra com profissionais da área de saúde, como médicos, enfermeiros, dentistas e agentes de saúde. Durante a palestra, foi ressaltado que a gestação na faixa etária dos 14 anos pode acarretar complicações tanto para a mãe quanto para o bebê, além de trazer consequências como abandono escolar e mudanças familiares drásticas.
Segundo a enfermeira Bruna Luiza, durante as palestras foram apresentadas as mudanças de vida que uma gravidez indesejada pode trazer, além de informações sobre métodos contraceptivos e doenças sexualmente transmissíveis. A diretora de Atenção Primária da SEMS, Monike Souza Nunes Damasceno, ressaltou a importância da iniciativa e explicou que a Secretaria de Saúde de Penedo promove anualmente a semana de ações sobre a prevenção da gravidez na adolescência.
Além das escolas, as ações da Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência também se estendem aos postos de saúde da região. A iniciativa faz parte dos compromissos da Prefeitura de Penedo em relação ao Selo Unicef e visa orientar e alertar os jovens sobre os riscos de uma gravidez precoce.
Ao longo da semana, diversas escolas e postos de saúde receberão ações educativas e preventivas, com o objetivo de conscientizar os jovens e evitar a gravidez na adolescência. A Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência é mais uma iniciativa importante da SEMS Penedo em prol da saúde e bem-estar da população.
Com Informações: Prefeitura de Penedo