logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Secretaria de Saúde de Penedo promove capacitação sobre tratamentos contra o HIV para profissionais.

COMPARTILHE

A Prefeitura de Penedo, através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMS), realizou uma capacitação com o intuito de instruir profissionais da rede pública de saúde do município sobre o cuidado integral às pessoas com HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). O foco do treinamento foi a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e Pós-Exposição (PEP), visando ampliar o atendimento relacionado a essas infecções nos serviços de saúde.

O evento ocorreu no auditório do Fórum do TJ Alagoas em Penedo, reunindo profissionais de diversas coordenações da SEMS. As responsáveis pela condução do curso foram as enfermeiras Cristina Raquel Lopes dos Santos Tonial, Diully Siqueira Monteiro e Jussiara Santos Reis, integrantes do Programa Estadual de HIV/Sífilis e hepatites virais do estado de Alagoas.

Segundo a Diretora de Vigilância Epidemiológica, Isabelle Souza, a capacitação dos profissionais de saúde sobre PrEP e PEP é fundamental para que possam avaliar o público-alvo para a utilização das profilaxias e recomendar os métodos preventivos e tratamentos adequados. A PrEP é um método crucial de prevenção ao HIV e sua implementação no SUS é considerada um marco na resposta ao HIV/Aids no Brasil.

Além disso, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) estará fornecendo a Profilaxia Pós-Exposição para pacientes que tiveram exposição ao vírus HIV. A equipe de saúde avaliará a necessidade de intervenção com a profilaxia e, caso seja necessário iniciar o tratamento, a identidade e dados do paciente serão mantidos em sigilo, conforme preconiza a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais.

Em relação à PrEP e PEP, a Profilaxia Pós-Exposição é um serviço que disponibiliza medicamentos antirretrovirais após possíveis contatos com o vírus HIV, em situações como violência sexual, relação sexual desprotegida, ou acidentes ocupacionais. Já a Profilaxia Pré-Exposição consiste no uso diário de medicamentos antirretrovirais via oral em pessoas não infectadas, mas que são suscetíveis à infecção pelo HIV.

A SEMS, por meio de profissionais capacitados, continua dedicada a fornecer orientações e tratamentos preventivos contra o HIV, visando assegurar a saúde e o bem-estar da população de Penedo.

Com informações e fotos da Prefeitura de Penedo

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade