logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Santana do Ipanema inicia Campanha de Vacinação Contra a Influenza com duas etapas específicas.

COMPARTILHE

A Prefeitura de Santana do Ipanema, em colaboração com a Secretaria Municipal de Saúde, dá início, na próxima segunda-feira, dia 4 de abril, à Campanha de Vacinação Contra a Influenza. Esta ação será realizada em duas etapas distintas, com a imunização disponível nas Unidades Básicas de Saúde do município. Os horários para a vacinação são de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

Na primeira fase da campanha, que se estende de 4 de abril até 2 de maio, a prioridade de vacinação será para os idosos com idade a partir de 60 anos e para os trabalhadores que atuam na área da saúde. Essa medida visa proteger os grupos mais vulneráveis e que estão na linha de frente do atendimento durante os períodos de surtos.

A segunda etapa da campanha ocorrerá entre 3 de maio e 3 de junho e estará voltada principalmente para as crianças que têm entre seis meses e menos de cinco anos. Para aquelas que estão recebendo a vacina pela primeira vez, especialmente as com idades entre seis meses a dois anos, será necessário administrar uma segunda dose, que deverá ser aplicada quatro semanas após a primeira. Crianças com idades entre dois e oito anos que apresentam comorbidades também devem ser vacinadas, seguindo o mesmo esquema de duas doses, caso ainda não tenham recebido a imunização prévia. Já as crianças maiores de nove anos com comorbidades receberão apenas uma dose da vacina.

Além disso, a segunda etapa da vacinação abrangerá gestantes, puérperas, integrantes das populações indígenas, professores, bem como pessoas com comorbidades e deficiência permanente. Trabalhadores essenciais, como caminhoneiros e aqueles que operam no transporte coletivo e rodoviário, também integram o grupo a ser vacinado. A lista ainda inclui trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, membros das forças armadas, funcionários do sistema prisional e jovens que se encontram em medidas socioeducativas.

Simultaneamente à primeira fase da vacinação contra a Influenza, serão disponibilizadas vacinas contra o Sarampo para os trabalhadores da saúde. Para as crianças, a vacinação contra o Sarampo terá lugar durante a segunda fase da campanha de vacinação contra a Influenza. A vacina tríplice viral, que protege contra Sarampo, Caxumba e Rubéola, poderá ser administrada juntamente com outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, respeitando as normas que preveem o uso de seringas e locais de aplicação diferentes para cada vacina. No entanto, é importante notar que, caso a vacina contra o Sarampo não seja aplicada em conjunto com a vacina de febre amarela, deve-se observar um intervalo mínimo de 15 dias entre as doses. Para crianças abaixo de dois anos, o intervalo entre a tríplice viral e a vacina de febre amarela deve ser de pelo menos 30 dias.

Com informações e fotos da Prefeitura de Santana do Ipanema

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade