Porto de Pedras participa da Feira dos Municípios, de 22 a 25 de janeiro, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá. O município leva a público não apenas suas paisagens deslumbrantes, mas também a rica cultura e tradição gastronômica.
No estande da cidade, dois produtos se destacam: o Doce de Jaca da Dona Lela e as Cocadas da Dona Jane.
Dona Lela, com mais de 40 anos de experiência, é uma referência em doces de jaca artesanais. Sua receita, desenvolvida ao longo de décadas, conquistou o paladar de moradores e turistas de todo o Brasil e do exterior. “Errando e corrigindo meus erros, cheguei aos doces que faço hoje”, conta, lembrando do trabalho meticuloso de preparar o doce.
Ela se emociona ao saber que seus produtos já viajaram para lugares como São Paulo, Portugal, Alemanha e Israel.
As cocadas da Dona Jane têm uma história inspiradora. O início de sua produção surgiu após desafios pessoais, quando ela pediu a Deus uma nova direção. “Sonhei com Nossa Senhora me entregando balaios de cocadas e dizendo para eu vender e pagar minhas dívidas”, relata. De sua inspiração, surgiram cocadas macias, feitas com frutas naturais e sem açúcar, destacando sabores como jaca, maracujá, banana, goiaba, acerola, limão e caju.
Empolgada com a Feira dos Municípios, Dona Jane espera mostrar a riqueza de Porto de Pedras. “Não pode desanimar. O segredo é ter fé e acreditar na força da mulher”, afirma.








