A Secretaria de Governança Corporativa realizou, recentemente, uma importante reunião para apresentar as diretrizes estratégicas estabelecidas pelo governador Paulo Dantas para o biênio 2025/2026 aos assessores de governança de todas as secretarias. O evento, que aconteceu no palácio República dos Palmares, também teve como objetivo premiar os assessores de governança que se destacaram em 2024.
Essa reunião, que é realizada anualmente, tem como propósito aproximar os assessores da governança e alinhar as estratégias a serem adotadas no próximo período. A secretária de Estado da Governança Corporativa, Poliana Santana, explicou que o governador determina o direcionamento estratégico, enquanto a Governança apoia e monitora as iniciativas, fornecendo dados e informações sobre políticas públicas, planos estratégicos e andamento das obras prioritárias.
Durante a reunião, Poliana enfatizou a importância de os planos estratégicos contemplarem as diretrizes, promessas de campanha relacionadas e iniciativas transversais que envolvam diversas temáticas. Além disso, é necessário aderir aos princípios de transparência, ao modelo de Governança e Gestão Pública do Ministério da Gestão e da Inovação no Serviço Público (MG) e ao alinhamento com o governo digital.
O assessor especial de projetos e análise de dados, Ary Santiago, ressaltou que esse momento de preparação é fundamental para o desenvolvimento das ações que serão executadas nos próximos anos. Ele destacou a importância de os assessores seguirem as diretrizes apresentadas e de dialogarem com a Governança sobre possíveis dificuldades e desafios relevantes.
A reunião contou com a presença de representantes de todas as secretarias e foi um momento de avaliação e planejamento. Uma das destaques foi a assessora de governança da Controladoria Geral do Estado (CGE), Fernanda Costa, que recebeu um certificado de destaque. Em suas palavras, Fernanda ressaltou a importância do evento para promover a transparência em todo o Estado.
As diretrizes do plano estratégico têm como objetivo deixar um legado não só na gestão, mas também na história, impactando positivamente o aumento do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), o desempenho no ranking de competitividade, além do alinhamento com o Plano Plurianual (PPA) e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Com informações e fotos da Semarh/AL