logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Programa Garantia-Safra inicia pagamentos e beneficia agricultores de Santana do Ipanema e mais cidades alagoanas

COMPARTILHE

Nesta quinta-feira, 19 de outubro, a Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária (Seagri) em conjunto com o Ministério da Agricultura anunciaram o início dos pagamentos do programa Garantia-Safra, destinado aos agricultores familiares que estão cadastrados e residem em 25 municípios do estado de Alagoas. Uma importante novidade foi revelada: a partir de fevereiro, mais nove cidades também serão incluídas no projeto, principalmente aquelas que enfrentam sérias perdas de safra devido à seca extrema ou à excessiva pluviosidade.

O Programa Garantia-Safra funciona como uma espécie de seguro financeiro, assegurando a proteção dos produtores rurais que, devido a condições climáticas adversas, não conseguem suportar os prejuízos causados por períodos de secas ou cheias. Para que os agricultores possam se inscrever no programa, é imprescindível que tenham em mãos o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) ou a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), além de possuírem uma renda familiar mensal que não ultrapasse o equivalente a 1,5 salário mínimo. Outra exigência é que esses agricultores devem cultivar áreas que variam de 0,6 a 5,0 hectares.

Nesta rodada de pagamento, o Garantia-Safra beneficiará um total de 15.828 agricultores familiares que habitam nos 25 municípios alagoanos mencionados. Ao longo do programa, a expectativa é que ele atinja 27.163 pequenos agricultores distribuídos em 34 cidades do estado, que se dedicam ao cultivo de produtos como feijão, milho, arroz e mandioca.

Os agricultores que estão registrados nos municípios beneficiados já podem proceder com o saque do auxílio financeiro concedido neste mês. Informações sobre um novo calendário para inscrições no programa serão divulgadas em breve, garantindo que um número ainda maior de trabalhadores rurais tenha acesso a esse suporte essencial em tempos de adversidade climática. Essa iniciativa não só reflete o cuidado do governo com a agricultura familiar, mas também se configura em um importante passo para a sostenibilidade e segurança alimentar regional, especialmente em períodos desafiadores para o setor.

Com informações e fotos da Prefeitura de Santana do Ipanema

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade