logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Programa Farmácia Popular é ampliado em Penedo, beneficiando população com novos medicamentos gratuitos.

COMPARTILHE

O Ministério da Saúde anunciou recentemente a ampliação da lista de medicamentos distribuídos gratuitamente pelo Programa Farmácia Popular. A partir de agora, em Penedo e outros 4.811 municípios brasileiros, estão disponíveis um total de 41 produtos para a população em situação de vulnerabilidade social, que não tem condições de arcar com os custos dos remédios.

Essa ampliação inclui não apenas medicamentos para doenças como diabetes, asma, hipertensão, osteoporose, anticoncepção, colesterol alto, rinite, Doença de Parkinson e glaucoma, mas também absorventes femininos e fraldas geriátricas para pessoas com mais de 60 anos. Uma novidade nesse escopo é a inclusão do medicamento Dapagliflozina, utilizado no controle da diabetes associada a doenças cardiovasculares.

Além disso, o Ministério da Saúde também abriu o credenciamento para farmácias privadas, o que significa que novos estabelecimentos poderão participar do programa, expandindo ainda mais a rede de atendimento. A Secretária Municipal de Saúde, Waninna Mendonça, destacou a importância dessa iniciativa para facilitar o acesso da população de Penedo a medicamentos essenciais de forma gratuita.

Atualmente, a Farmácia Permanente, localizada na Av. Wanderley, 559, bairro Santa Luzia, é a única farmácia credenciada junto ao Ministério da Saúde no Programa Farmácia Popular em Penedo. Para retirar os medicamentos, absorventes ou fraldas geriátricas, o paciente ou seu responsável legal precisa comparecer ao estabelecimento com um documento oficial com foto, número do CPF e a receita médica dentro da validade, seja do SUS ou de serviços particulares.

Dentre os itens disponíveis na Farmácia Popular estão remédios para asma, diabetes, hipertensão, anticoncepção, osteoporose, dislipidemia, Doença de Parkinson, glaucoma, rinite, além de itens de higiene como fraldas geriátricas e absorventes menstruais.

Essa iniciativa do Ministério da Saúde visa garantir o acesso à saúde para todos, especialmente para aquelas pessoas que mais necessitam. É uma medida importante para promover o bem-estar e a qualidade de vida da população em situação de vulnerabilidade social.

Com informações e fotos da Prefeitura de Penedo

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade