A primeira reunião do ano do Conselho Municipal de Transportes e Trânsito marcou a posse dos novos conselheiros, nesta terça-feira (20), no Centro Administrativo Antônio Rocha para o biênio 2024/2026. O órgão, pertencente à Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito, foi criado em 2011, durante o mandato do prefeito Luciano Barbosa, por meio do Decreto N. 2252, de 2011.
A cerimônia de posse contou com a presença da presidente do Conselho e Superintendente da SMTT Arapiraca, Katiane Duarte, que destacou a importância do espaço para a democratização das decisões relacionadas ao trânsito na cidade. Segundo ela, a participação popular e a colaboração das entidades e órgãos envolvidos são essenciais para garantir que as demandas sejam analisadas em conjunto, evitando decisões unilaterais.
O Conselho é composto por 17 entidades integrantes, sendo nove entidades governamentais e oito entidades não governamentais. As entidades governamentais representam secretarias diretamente ligadas às atividades de trânsito e transporte, enquanto as entidades não governamentais representam setores da sociedade civil, como a OAB, a Polícia Militar e os sindicatos de transportes.
O Conselho Municipal de Transportes e Trânsito é um órgão consultivo, deliberativo, propositivo, fiscalizador e de assessoramento para políticas públicas que visam melhorar o trânsito da cidade e, consequentemente, preservar vidas.
Durante a reunião, José Lopes da Silva, representante do Fórum de Desenvolvimento Local, Integrado e Sustentável de Arapiraca (FDLIS), comemorou a retomada dos trabalhos do Conselho, destacando a importância da educação no trânsito e a colaboração por meio das reuniões do órgão.
Além disso, foram apresentados os conselheiros municipais, que representam diversas entidades governamentais e não governamentais, demonstrando a diversidade de setores envolvidos nas discussões e decisões relacionadas ao trânsito e transporte de Arapiraca.
Com Informações: Prefeitura de Arapiraca












