A Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) renovou sua parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea) em busca da modernização do ambiente de registro, especialmente voltado para as indústrias. Segundo a Juceal, o estado possui 23.453 empreendimentos industriais ativos, representando 7,91% do total.
Em uma visita técnica à Casa da Indústria Napoleão Barbosa, em Maceió, o presidente da Juceal, Joãozinho, ressaltou a importância da Fiea no desenvolvimento da Junta Comercial ao longo dos anos. Ele destacou o compromisso da autarquia em oferecer um ambiente de registro mais eficiente para as indústrias locais, visando a modernização e a qualidade no desenvolvimento do trabalho.
Durante o encontro, o presidente da Fiea, José Carlos Lyra, também recordou a parceria existente entre as duas instituições para a digitalização dos processos da Juceal. O trabalho conjunto iniciou em 2012, com a Fiea fornecendo scanners e menores aprendizes para auxiliar na digitalização do acervo centenário da Junta Comercial. Atualmente, 100% dos processos da Juceal estão digitalizados, resultando em um histórico que engloba 569.495 empresas.
Além da colaboração na digitalização dos processos, as instituições possuem uma interligação em suas composições, já que a Junta Comercial é uma entidade colegiada composta pelo departamento deliberativo superior pelo colégio de vogais, onde uma das onze entidades que compõem o vocalato é a Federação das Indústrias.
Na reunião, o vice-presidente da Juceal, Carlos Araújo, que também é vogal representante da Fiea e membro do conselho do Serviço Social da Indústria de Alagoas (Sesi/AL), marcou presença. O encontro destacou a importância da parceria entre Juceal e Fiea na busca pela modernização e eficiência dos registros de empresas no estado.
Com informações e fotos da Semarh/AL