O presidente da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), Luiz Neto, marcou presença no evento P3C PPPs e Concessões – “Investimentos em Infraestrutura no Brasil”, realizado em São Paulo nos dias 24 e 25. Durante sua participação, Neto atuou como palestrante no painel “Água e Esgoto: Como destravar os modelos de regionalização e tornar viável economicamente novos projetos do país”, compartilhando as experiências bem-sucedidas de Alagoas na implementação de Parcerias Público-Privadas (PPPs) e concessões no setor de saneamento.
No evento, o presidente da Casal destacou como Alagoas se tornou referência nacional ao conceder para a iniciativa privada os serviços de distribuição de água, coleta e tratamento de esgoto, mantendo a estatal no processo de captação e tratamento de água. Essa estratégia permitiu angariar recursos e acelerar a universalização dos serviços para a população alagoana.
Segundo Neto, “Participar do P3C PPPs e Concessões, um dos maiores eventos do Brasil sobre o tema, é uma grande oportunidade para mostrar o avanço de Alagoas na regionalização do saneamento. Nosso estado tem sido referência nacional, demonstrando como a concessão das unidades regionais e da Região Metropolitana de Maceió foi essencial para destravar investimentos e acelerar a universalização dos serviços. Seguimos firmes, representando a Casal e Alagoas, compartilhando esse case de sucesso com todo o país, sempre alinhados às políticas prioritárias do Governo Paulo Dantas.”
O evento contou com a participação de diversos especialistas no setor, como Maurício Portugal, Thiago Nykiel, André Rossi Machado e Denilson Campello, que contribuíram para enriquecer as discussões sobre PPPs e Concessões. Com aproximadamente 1.200 participantes e 171 palestrantes distribuídos em nove palcos, o P3C 2025 focou em promover investimentos em infraestrutura no Brasil e buscar soluções que tornem o ambiente de negócios mais previsível e seguro para os investidores.
Vale ressaltar que essa não foi a primeira vez que o presidente da Casal apresentou os cases de sucesso de Alagoas em eventos nacionais. Anteriormente, Neto também participou do evento “Universalização do Saneamento – Novo Marco Legal – P3C”, em Brasília, onde expôs os arranjos institucionais de saneamento no estado e alguns contratos bem-sucedidos.
Com informações e fotos da Semarh/AL