A Prefeitura de Penedo está investindo cada vez mais na qualidade de vida dos moradores da cidade. Com o objetivo de promover a inclusão social, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMS) anunciou que passará a atender pacientes surdos, contando com intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).
A novidade foi apresentada pela Secretária Waninna Mendonça durante uma reunião realizada na última terça-feira, 23, com pessoas portadoras de deficiência auditiva que residem em Penedo. O grupo recebeu muito bem a iniciativa e demonstrou entusiasmo com a possibilidade de serem atendidos de forma mais acessível.
Com o auxílio do intérprete de LIBRAS da SEMS, Thiago Oliveira, os usuários puderam compreender as orientações sobre como proceder ao buscar atendimento em uma unidade de saúde e como funcionará a central de atendimento exclusiva para surdos.
“A primeira etapa será realizar um cadastro de todas as pessoas com surdez para entender suas necessidades ao utilizar os serviços de saúde. A comunicação é fundamental para o diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças”, explicou Waninna Mendonça sobre a iniciativa inédita na rede pública de saúde de Penedo.
A dificuldade de comunicação é um dos principais obstáculos enfrentados pelos surdos no cuidado com a saúde. Além da central de atendimento que entrará em funcionamento a partir do próximo mês, a Secretaria de Saúde de Penedo está promovendo cursos básicos de LIBRAS para os profissionais da saúde, visando a inclusão dos surdos no Sistema Único de Saúde (SUS).
Essa iniciativa representa um grande avanço na garantia do acesso à saúde para todos os moradores de Penedo, mostrando o comprometimento da Prefeitura em promover a igualdade e a inclusão social.
Com Informações: Prefeitura de Penedo