Na última quinta-feira, dia 13, Penedo recebeu uma importante oficina sobre “Destino Turístico Inteligente”, promovida pela Prefeitura, através das secretarias de Turismo e Economia Criativa (SETUREC) e Desenvolvimento Econômico, Comércio e Indústria (SEDECIN), em parceria com o Sebrae. O evento teve como objetivo capacitar profissionais do trade turístico e diversos segmentos.
A analista e gestora de Turismo do Sebrae, Amanda Pinto, iniciou a oficina apresentando os principais conceitos que caracterizam um município como Destino Turístico Inteligente (DTI). Ela destacou eixos fundamentais, incluindo Governança, Tecnologia, Sustentabilidade, Inovação, Acessibilidade, Criatividade, Segurança, Mobilidade e Marketing.
Segundo Sidartha Reis, analista do Sebrae em Penedo, o objetivo principal é capacitar o trade turístico para aplicar conceitos como mobilidade urbana e sustentabilidade, oferecendo experiências únicas aos visitantes. “Queremos consolidar Penedo como um destino de história e cultura, além de um modelo de inovação e gestão inteligente”, afirmou.
Karlinne Cordeiro, diretora de Economia Criativa da SETUREC, também compartilhou iniciativas já implementadas, como o projeto “Destino Penedo Acessível” e um sistema de sensorização no Theatro Sete de Setembro, Casa de Aposentadoria e Igreja Nossa Senhora da Corrente.
Jair Galvão, secretário da SETUREC, reforçou a relevância do Plano Municipal de Turismo para o desenvolvimento econômico local, solicitando o engajamento de todos os setores. Os participantes contribuíram com sugestões estratégicas para aprimorar a experiência turística em Penedo.
Pauline Reis, gerente adjunta do Sebrae Penedo, destacou a importância da Matriz Sowt na identificação de desafios e oportunidades. “Com um planejamento adequado, avançaremos na estruturação do turismo, fomentando o crescimento da região”, concluiu.
Por Thaciana Lima, jornalista e social media da SETUREC.