A Prefeitura de Penedo, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, tornou público o resultado preliminar da análise de documentações apresentadas pelas instituições interessadas em compor o Conselho Municipal de Meio Ambiente de Penedo, conforme estabelecido no Edital de Chamamento nº 01/2025.
Essa ação faz parte do compromisso da atual gestão com a transparência, a participação social e a preservação ambiental, fortalecendo os instrumentos de controle e deliberação sobre as políticas ambientais no município.
Após uma criteriosa avaliação técnica, alguns órgãos tiveram suas documentações deferidas para participar do Conselho Municipal de Meio Ambiente. Entre os órgãos governamentais estão a Universidade Federal de Alagoas (UFAL), o Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrícola e Secretaria Municipal de Saúde.
Já os órgãos não governamentais que tiveram suas documentações deferidas são o Sindicato do Comércio Varejista de Penedo, a Associação dos Pequenos Agricultores da Ilha do Jegue, o Movimento Ecológico Filhos do Velho Chico – O Pirá, o Instituto Meros do Brasil, a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Recicla Penedo e a Associação dos Remanescentes Quilombolas Agricultores Familiares do Povoado Tabuleiro dos Negros.
As entidades interessadas em apresentar recurso quanto ao resultado preliminar poderão fazê-lo nos dias 9 e 10 de abril, das 7h30 às 13h30, na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, localizada na Avenida Largo de Fátima, nº 126, bairro Santa Luzia.
O resultado final, com os órgãos habilitados e os respectivos membros titulares e suplentes, será divulgado no dia 16 de abril de 2025.
A Prefeitura de Penedo agradeceu a participação de todas as instituições inscritas e ressaltou a importância da atuação do Conselho Municipal de Meio Ambiente para fortalecer ações sustentáveis, promover a educação ambiental e contribuir com a qualidade de vida da população penedense.
Com informações e fotos da Prefeitura de Penedo