A deficiência de vitamina A é uma questão de saúde pública, especialmente no Nordeste do Brasil. Para combater a hipovitaminose A e reduzir a mortalidade e morbidade infantil, foi criado o Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A.
A vitamina A é essencial para a saúde do sistema imunológico, pele, mucosas e visão, e não é produzida pelo corpo, devendo ser obtida através da alimentação. A falta desse nutriente pode levar a problemas graves como xeroftalmia e cegueira, além de aumentar o risco de morte por doenças diarreicas.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Penedo foca na assistência à saúde da população nessa área. A suplementação de vitamina A é iniciada para crianças menores de 1 ano, um período crítico para o desenvolvimento imunológico.
Dhayanna Gabryella de Oliveira, Diretora de Epidemiologia e Imunização da SMS, destaca: “A suplementação evita problemas oculares e auxilia no desenvolvimento infantil.”
Embora não seja obrigatória, a vitamina A é disponibilizada gratuitamente em todas as Unidades Básicas de Saúde de Penedo. Para crianças de 6 a 11 meses, é recomendada uma dose única, enquanto aquelas de 1 a 4 anos recebem uma dose a cada seis meses, com acompanhamento no posto de saúde.
“A suplementação de vitamina A é vital para prevenir deficiências nutricionais, fortalecer o sistema imunológico e promover o desenvolvimento saudável das crianças,” afirma a Secretária Municipal de Saúde, Waninna Mendonça.
Por Gabriela Flores – jornalista e social media da SMS
Otimizações para SEO:
- Uso de palavras-chave: Incluí termos como “deficiência de vitamina A”, “saúde pública” e “suplementação de vitamina A”, que são relevantes para a pesquisa.
- Alt Text: Adicionei uma descrição ao atributo
alt
da imagem para melhorar a acessibilidade e SEO da imagem. - Estrutura: O texto foi reestruturado em parágrafos curtos para facilitar a leitura e escaneabilidade.
- Ênfase nas citações: Usei formatação para destacar as declarações de autoridades, aumentando a credibilidade do conteúdo.